RADIO CBR

 

Channel 669
Channel 885

BRASILEIROS JUNTAM DINHEIRO E COMPRAM RESTAURANTE ONDE TRABALHAVAM NOS EUA

BRASILEIROS JUNTAM DINHEIRO E COMPRAM RESTAURANTE ONDE TRABALHAVAM NOS EUA

Existem diversas formas para ter o próprio negócio. Já os brasileiros Alex Alencar e Leonardo Charamba encontraram uma maneira um pouco fora do convecional antes de se tornarem proprietários de dois restaurantes nos Estados Unidos. Um em Miami e outro em Orlando.

A dupla começou como funcionários comuns do restaurante Camila’s. Leonardo Charamba, pernambucano de 42 anos, emigrou para os Estados Unidos em 1997 e começou a trabalhar no local. O paraibano Alex Alencar, de 38 anos, chegou mais tarde, em 2000.

Entre indas e vindas, os dois passaram quase 30 anos somados trabalhando no restaurante. Lavador de pratos, garçom e gerente foram algumas das posições que a dupla já ocupou no estabelecimento.

Em 2013 apareceu a oportunidade que mudou, mais uma vez, a relação deles com o Camila’s. O dono até então, Manoel Briote, propôs para Charamba e Alencar a possibilidade de comprar as duas unidades do restaurante. Eles toparam e, desde então, tocam o Camila’s de Miami e de Orlando.

“Eu cresci no Camila’s. Cheguei no Estados Unidos com 21 anos. Eu e o Alex passamos por todas as posições aqui. Vimos todos os pontos positivos e negativos. Quando nos tornamos proprietários, já sabíamos o que fazer”, disse Leonardo Charamba.

Interior do restaurante Camila's nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Os novos donos focaram em uma campanha de endomarketing e valorização dos seus funcionários para aumentar o faturamento do negócio. O plano deu certo e, desde a aquisição, o faturamento do Camila’s aumentou em 40%. “Todo mundo aqui é imigrante. Então a gente entende os nossos funcionários. Criamos uma estrutura onde podemos trabalhar junto com eles. Damos palestras, coach, e isso trouxe um resultado fantástico. Se não conseguimos vender nossa filosofia para os nossos funcionários, não conseguiremos vender pra fora”, diz.

Atualmente o Camila’s emprega 65 pessoas. Quase 90% do quadro é composto por brasileiros, o restante é de argentinos, paraguaios, uruguaios, colombianos e panamenhos.

Em relação ao público, Charamba afirma que 70% dos seus clientes são brasileiros, 20% são latino-americanos e 10% são norte-americanos. “Nós servimos comida típica do Brasil. Queremos ter comida do tipo de casa de vovó no domingo. Temos arroz, feijão, cafézinho brasileiro, caipirinha, cerveja do Brasil. Enfim, se der saudade do Brasil, o Camila’s vira um lar”, disse o pernambucano. “Somos quase uma embaixada brasileira fora do Brasil.”

Durante a alta temporada o estabelecimento chega a atender 2500 pessoas por dia com um tíquete médio que varia entre U$ 18 e U$ 22. “Para manter a movimentação, fazemos um trabalho forte com agências de viagens e companhias aéreas. Já estamos pelo quarto ano consecutivo com certificado de excelência no Trip Advisor. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no Camila’s”, afirmou Leonardo Charamba

? 5458 International Drive, Orlando
? (407) 354-2507


Leave a Reply

pt Português
X