RADIO CBR

 

Channel 669
Channel 885

ICE prende estudante dias antes de sua formatura em NY

ICE prende estudante dias antes de sua formatura em NY

Poucos dias antes de sua formatura, o equatoriano Diego Ismael Puma Macancela, de 19 anos, foi preso por antes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE). O estudante estava escondido na casa de parentes em Ossining, New York, um dia depois de sua mãe ter sido presa pelo agentes da imigração. Ele e a mãe entraram pela fronteira há dois anos e tiveram o pedido de asilo negado.

De acordo com o jornal “The Washington Post”, o jovem já estava esperando ser preso e passou a noite na casa de parentes. Segundo a prima de Diego, Gabrilea Macancela, o ICE bateu em sua porta de manhã e pediu para falar com Diego, que estava escondido embaixo da cama.

Segundo Gabriela, os agentes disseram que se o estudante não se entregasse, eles iriam quebrar as portas da casa. O jovem, então, decidiu se entregar e foi preso e levado para um centro de detenção em New Jersey. Ele ficou separado de sua mãe, Rosa Macancela, que está em Goshen (NY).

A formatura de Diego está marcada para o próximo sábado (17). “Ele está muito assustado e com muito medo de ser mandado de volta para o Equador”, disse a ativista da causa imigrante, Carola Bracco.

Mobilização

A prisão do jovem mobilizou a comunidade local e uma petição on-line já conta com quase 20 mil assinaturas. Os advogados de Diego solicitaram que ele responda ao processo em liberdade e pediram que ele fique mais um ano nos EUA para concluir o High School. O pedido ainda não foi julgado.

Os advogados argumentam que o estudante não cometeu nenhum crime, a não ser ter entrado nos EUA pela fronteira.

De acordo com o ICE, é do conhecimento do governo que mãe e filho entraram irregularmente nos EUA em dezembro de 2014. Eles foram presos no Texas e soltos para aguardarem audiência em liberdade. Eles eram monitorados por GPS.


Leave a Reply

pt Português
X